22/11/2020

O Mundo dos Sonhos

Há alguns dias atrás, conversando com uma colega professora, disse ela estar apreensiva com a volta presencial dos alunos, pois um deles foi vítima da Covid19, vindo a falecer. 

Quantas crianças não estarão passando por situações semelhantes de perda! Perda de coleguinhas de escola ou de parentes próximos com idades cronológicas que nossa razão não consegue aceitar como admissíveis de partirem para os outros planos.

Nestes momentos creio que podemos aproveitar para transmitir para os pequeninos histórias, como esta abaixo, de autoria da nossa irmã Maria Geralda Moreira Santos, através da qual podemos explicar sobre a plasticidade dos mundos invisíveis e como as crianças são lá recebidas como nos ensina Max Heindel, o que poderá servir de algum consolo. 

Para os adultos que não possuem essa informação, abaixo da história um trecho elucidativo de Max Heindel

**************

O MUNDO DOS SONHOS
por Maria Geralda Moreira Santos

MARÍ...LIA, acorda filha, vais chegar atrasada à escola", mas a menina cerrava os olhos e levava as mãos à boca num prolongado bocejo.

"Mãe... eu não queria acordar. Estava vivendo um lindo sonho e, então começou a contar o que havia sonhado, já nos braços maternos que a envolviam numa ternura onde não existia mais pressa, nem atraso.

Sabe... eu estava sonhando com o Mundo do Vale dos Brinquedos. Eles tinham vida, mas mudavam a forma, bastava que desejassem.

Sabe como eu faço para chegar ao vale? Imagino uma montanha em forma de escorregador, coberta de relva macia. Sento-me e vou escorregando gostosamente até chegar ao vale. E um mundo mágico! Mil cores! Mil formas!

Tinha uma boneca que se parecia comigo, que se transformava, sorria e brincava. Era uma boneca de verdade!

E o lagarto parecia estar em seu verdadeiro habitat. Camuflava-se junto aos brinquedos, tornando-se invisível. Era impossível encontra-lo. Depois aparecia balançando a cabeça, olhando pra gente. Descobri que além de ser o mestre da camuflagem era também um gozador.

Gostaria que visse o cavalo de vidro! Fascinante! Inesquecível! O seu pelo era de uma cor castanho que lembrava o mel mais puro e sua crina e seu rabo eram mais claros. Tudo era incrivelmente real"!

Sua mãe olhou-a profundamente e disse baixinho no seu ouvido: "Que bom que sabes viver teus sonhos". 

*********************

"A criança até aproximadamente 13 anos que venha a desencarnar, não terá vida purgatorial.indo direto para o Primeiro Céu.

Ali, ela é ensinada a respeito dos desejos e paixões, aprendendo o que teria aprendido no Purgatório...

Quando uma criança morre há sempre algum parente esperando-a, ou na falta deste, alguém que amavam estar com crianças na vida terrena, e, por isso, se sentem felizes em cuidar dos pequenos recém chegados.

A extrema plasticidade do Mundo do Desejo torna fácil a construção de brinquedos raros, viventes e educativos para as crianças, tornando suas vidas uma bela diversão, onde a instrução é ressaltada.

As crianças são mantidas em classes de acordo com seus temperamentos e recebem lições sobre as boas e más paixões, bem como como sobre conduta e felicidade. Essas lições são indelevelmente impressas em seus sensíveis corpos de desejos, persistindo mesmo depois do renascimento."

 Max Heindel em: Princípios Rosacruzes para a Educação Infantil (veja aqui)

20/09/2020

A Observação

"The Little Art Connoisseur" - August Friedrich Siegert. 1863

por Maria Lázara Franzini

Uma das melhores práticas e exercícios que podemos dar e fazer juntamente com as crianças é o exercício da observação.

Max Heindel nos alerta que a “maioria da humanidade possui uma deplorável falta de observação” além de ressaltar o fato de os “filhos da vida urbana” estarem habituados a exercitar os músculos da visão apenas de perto. E, quanto isto é verdadeiro nos dias de hoje para nossas crianças, que agora estão a estudar apenas com os meios da internet.

Assim sendo, é de grande valor que criemos situações para nossas crianças afim de que passem a observar tudo à sua volta e mais ainda as cenas distantes de sua visão. Também o exercício da audição de sons próximos e distantes pode ser motivado com perguntas e algumas brincadeiras para incentivar as crianças a “prestarem atenção” ao que ouvem.

Provavelmente ao fazermos isso, até mesmo os adultos ficarão surpresos com o pouco que observamos e principalmente escutamos.

Quantos de nós, por exemplo, poderíamos depois de ver uma obra de arte por alguns minutos ou as cenas de algum lugar onde caminhamos, descrevê-las em detalhes? E com respeito aos sons? Como seria?

A observação está diretamente relacionada com o Éter Luminoso, um dos éteres superiores do Corpo Vital, e, juntamente com a ação, gera a Alma Consciente.  Por essa razão é de suma importância desenvolvermos esse atributo. Os que seguem os Ensinamentos de Max Heindel com seus exercícios recomendados, logo constatam se são eficientes ou não no que diz respeito à observação ao fazerem seus exercícios de retrospecção.

Quer nossas crianças venham a estudar ou não uma escola esotérica, estaremos prestando-lhes um grande serviço com esses exercícios, pois todos nós, conscientes ou não, de forma organizada ou não, estaremos sempre em alguma época de nossas vidas, fazendo uma espécie de retrospecção, onde então a capacidade de observação será ferramenta de grande auxílio.