22/12/2022

SÍMBOLOS NATALINOS (Papai Noel e São Nicolau)


A figura simpática, sempre esperada, de
Papai Noel ou São Nicolau (conforme a tradição) está ligada a Júpiter, governante de Sagitário. É alto, forte, rosado, risonho, dadivoso as características físicas e internas de Júpiter, governante de Sagitário, que precede e anuncia o Natal.

Do ponto de vista cósmico, é o que anuncia o presente do céu: o Cristo do Ano Novo a vida que vem dar novo alento à Terra, na noite mais longa e escura do ano (no Hemisfério Norte). Quando o inverno se abate, instalando a morte e desolação (nos países do Norte, onde se originaram as tradições), o Cristo é a promessa da nova primavera, com suas flores, com a beleza de cores e perfumes, com as sementes que se converterão em alimento, para que a humanidade não pereça.

Do ponto de vista coletivo, Cristo é o presente celeste, confortando-nos pelo novo impulso de altruísmo e luz que dá ao Globo, para assegurar-nos a evolução e livrar-nos da "queda". É um eterno presente, já que Ele voluntariamente se encadeou à cruz do mundo, até que sejamos salvos: "Estarei convosco até a consumação dos séculos".

Do ponto de vista individual, é a promessa do fruto espiritual, já que todos somos "Cristos em formação" e Ele é o modelo, o Irmão Maior que todos devemos realizar, a nosso modo, internamente. É o convite de um natal interno, pela religação consciente com o Eu verdadeiro e superior.

Assim, de modo geral, os presentes natalinos e o coração generoso que os oferece, representam as dádivas divinas em todos os sentidos, já que "Deus é Amor". É o Espírito de Natal expresso em todos os minutos do ano, mas que assumiu sua mais significativa expressão pela vinda do Cristo, o excelso Presente.


Publicado na revista Serviço ROSACRUZ, dezembro de 1976

Nenhum comentário:

Postar um comentário